sábado, 15 de janeiro de 2011

O Touro, as eleições e as consequências


Você sabia que 2009 é o ano do Touro, segundo o horóscopo chinês? Pois é. Esse robusto animal representa o trabalho, a paciência e a prosperidade. No horóscopo ocidental (gêmeos, libra, capricórnio) o signo de touro representa a pessoa persistente, trabalhadora, que se adapta às circunstâncias. E por mais irônico que possa parecer, o touro também representa o coração do capitalismo estadunidense, a Wall Street, onde faz pose um enorme touro de bronze.

Esse último touro está dando muito trabalho para o mundo inteiro, principalmente para sua gestora. Aqui no Brasil até pouco tempo atrás tudo não ia passar de uma “marolinha” como disse o presidente Lula. Mas agora, podemos ver as consequências chegando. Elas ainda não entraram pela frente, mas estão lá, tentando derrubar nossa porta. 

De acordo com o deputado federal José Eduardo Cardozo, do PT, “bem sabemos que esta [crise] não tem origem no Brasil, mas dada a globalização acaba afetando todos os países. Tudo indica que o Brasil será um dos menos afetados, mas manter o crescimento econômico, ainda que a taxas menores, é um dos grandes desafios”.

Uma das principais consequências projetadas é o nível de desemprego, que promete ser muito grande. Na imprensa estão falando em cerca de 600 mil só em dezembro, mas até o fechamento desta matéria isso ainda não foi confirmado pelo Ministério do Trabalho. 

Há outros problemas que devem surgir com a chegada da crise no Brasil. O país deve sofrer uma desaceleração, pois toda a economia está ligada. O economista Reinaldo Cafeo não tem duvidas em relação às conseqüências, mas tem esperanças: “será um ano de desaceleração, queda do nível de atividade e aperto no emprego. Havendo irrigação de recursos externos (espera-se rápida recuperação dos EUAs) poderemos ter números e um cenário melhor no segundo semestre deste ano”.

Para os petistas é essencial um bom enfrentamento da crise, visando, claro, 2010. Esse ano antes de tudo no Brasil será um aquecimento para as eleições presidenciais do ano que vem. A forma como cada situação lidará com as conseqüências da crise será decisivo para a decisão dos candidatos e a escolha da população.

As apostas já começaram. Nomes estão disputando atenções, enquetes, pesquisas e aliados. Do lado do governo surge Dilma Roussef (PT), ministra da Casa Civil e segundo Lula a “mãe do PAC” e Ciro Gomes (PSB), atual deputado federal, que chegou a concorrer com Lula à presidência em 2002. Do outro lado existem dois nomes fortes, ambos do PSDB: José Serra, atual governador de São Paulo e Aécio Neves, atual governador de Minas Gerais.

Apesar da pressa do PSDB em escolher um dos dois para representar a legenda em 2010, ainda vai demorar a ter certeza das decisões. Tudo depende de como cada um deles vai se sair esse ano, nas pesquisas, principalmente. Cada político no seu galho, eles vão promover uma disputa “underground”, até tudo ficar mais claro para todos.

O deputado José Eduardo Cardozo ainda revela outros nomes que estão sendo cotados dentro do próprio PT: “As discussões sobre a sucessão presidencial em 2010 estão começando no interior do PT. Surge com força o nome da ministra Dilma Rousseff como candidata. Mas há outros nomes dentro do nosso partido, como os ministros Patrus Ananias e Tarso Genro, e os governadores Jacques Wagner e Marcelo Déda, que têm todas as condições de assumir esta tarefa”. O jeito é aguardar.

Paralelo a todas essas questões que devem ser debatidas o ano inteiro, ainda teremos que ajudar a promover a reconstrução de Santa Catarina, que teve seu litoral devastado pelas chuvas. Só para se ter uma idéia, até agora foram mais de 1,5 milhões de pessoas atingidas pela chuva, desses, 78 mil pessoas ficaram desalojadas ou desabrigadas e por enquanto, 63 municípios decretaram estado de emergência. O governo tem em seu planejamento a liberação de R$360 milhões a Santa Catarina, que serão repassados conforme a avaliação e necessidade dos municípios. Mas não podemos tirar nossa atenção das pessoas que necessitam por lá.

E é por esses e outros motivos que em 2009 todos terão que se comportar como verdadeiros touros para enfrentar os problemas, realizando criativas manobras para sofrer o mínimo possível com as temidas consequências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário